Durante os dias 10, 11 e 12 de Dezembro de 2010, a SamariTuna viajou até Portimão para participar no “Lusotunas 2010 – 2º Aniversário IsmaTUNA”, Encontro de Tunas para o qual foram convidadas várias Tunas do Grupo Lusófona, tais como Copófona, Tusófona, Samarituna, Feristuna, Tunabebes e Xelbtuna.
Já d
e noite, partiu o autocarro da Universidade Lusófona (ULHT) com a SamariTuna e a Tusófona e todas as suas bagagens. Com música a soar e sangria a acompanhar, a viagem foi rápida e bem animada e alguns desses momentos foram registados com vários flashes.
Ao chegar a Portimão, ao hotel onde iríamos ficar alojados, fomos muito bem recebidos pela IsmaTUNA, que nos ofereceu uns sacos com várias lembranças, sendo a mais carismática um mini caneco de madeira para provarmos, mais tarde, as bebidas locais.
Arrumada a bagagem, a IsmaTUNA levou-nos até a zona de mais movimento, onde se localizavam os bares, com luz, música, bebidas e bastante convívio.
O mini-caneco ficou guardado recordação já que a sede era muita, depois de conhecer os vários bares propostos! Apesar do frio que se fazia sentir, com todo o espírito (e bebida) foi possível aquecermos a noite. A noite foi de negro, com as várias tunas presentes, vislumbrando-se capas pretas de um lado para o outro. A última paragem da noite foi a Discoteca “Catedral”.
De regresso ao hotel, instalou-se a confusão, com a "perda" de uma Veterana. Com uma partida se preparou existiu um momento especial - a passagem da Snif a Veterana! Foi num local escuro e junto a praia que as capas pretas das Veteranas cobriram o chão para que se desse a passagem no final da qual a Snif recebeu o chapéu da sua madrinha. Depois de felicitar a nova Veterana alguns elementos festejaram na praia, com um pequeno banho ao luar! Parabéns, Snif!
Na tarde de sábado, animámos, juntamente com as restantes tunas a Banda dos Bombeiros Voluntários, um pequeno "passacalles" até ao centro de Portimão, anunciando o que iria acontecer nessa n
oite e tentando cativar as pessoas para assistirem, à noite, às no
ssas actuações.
Foi no Auditório Municipal de Portimão onde as várias Tunas presentes do Grupo Lusófona, de Norte a Sul do País actuaram. Com alguma ansiedade e nervosismo chegou a hora de entrar em palco, cada uma já com o seu instrumento e de capa traçada. Foi com garra, alegria e diversão, que a SamariTuna brindou o público presente, dando o nosso melhor! As Pré-Caloiras apoiavam-nos na plateia, puxando por nós.
Fomos presenteadas por doces típicos do Algarve e medronho, pelos pais de uma recente pré-caloira, o que agradecemos com uma sentida e emocionante serenata.
Domingo, dia de regresso a casa! Despedimo-nos da IsmaTUNA e partimos para Lisboa, juntamente com a Tusófona e com a Feristuna. Pelo caminho, a cantoria foi acompanhada pelo Medronho (do qual a Veterana Rã se apoderou...) e com os deliciosas e "duros de roer" doces típicos. A música que insistentemente viciou a SamariTuna e a Tusófona mais de metade do caminho foi “A árvore da Montanha”, a qual ainda hoje nos faz recordar com alegria esta viagem a Portimão.
Fomos todas!!
Aqui fica um "cheirinho" da nossa actuação: I Lusotuna: Todas em coisas, Samarituna